Tecnologia do Blogger.
RSS

Aquele sobre o visto canadense

Uma das coisas mais interessantes de estar fazendo intercambio nos EUA eh a facilidade para poder viajar. Nos comecamos olhar as passagens com outros olhos e achar tudo barato. E realmente eh! Mesmo minha host tendo comentado comigo dia desses que as passagens estao carissimas, eu ainda acho que esta em conta.



As opcoes de viagens para quem esta aqui sao um verdadeiro leque! Pra comecar dentro do proprio pais que tem nada mais nada menos do quie 50 estados. Eu nunca vou esquecer que os EUA tem 50 estados por causa daquele episodio de Friends que o Ross tenta lembrar o nome dos 50. Hilario. Rsrsrsrs. Depois dos estados aqui tem as opcoes de outros paises que estao aqui pertinho. Ex: Mexico, Bahamas, Canada, Costa Rica, Republica Dominicana... fooooora que viajar pras Europa daqui sai bem mais em conta que saindo do Brasil.

Eu tenho muita vontade de conhecer as Cataratas do Niagara pelo lado canadense. Pra quem nao sabe ela faz fronteira com os EUA e o lado americano fica em New York. Quem nunca viu aquele episodio do pica pau que o povo desce as Cataratas de barril? Classico! HAHAHA. 






Vai ver eh paixao por Cataratas.. rsrsrs, afinal, sou de Foz do Iguacu terra das Cataratas brasileiras... e tambem quero conhecer o Canada em si.. Vancouver, a cidade que marcou anos de trabalho de recreacao.. jogando WAR! rsrsrsrs.

Mas para ir para o Canada nos brasileiros precisamos de visto, assim como para vir para os EUA. Recentemente apliquei o meu processo e hoje chegou meu passaporte com meu visto. Yes, gritei I GOT MY VISA mais uma vez! dessa vez my canadian visa! E agora eu vim contar como foi o processo que entre ir pessoalmente e fazer pelo correio eu fiquei com a segunda opcao, ja que eu trabalho horario comercial aqui =(

Confesso que me arrependi de ter feito pelo correio. Mas calma la. Deixa eu explicar. Eh que eu nao tenho nenhum tipo de identificacao aqui, alias to no processo pra tirar carteira de motorista quase dois meses... ou seja, eu preciso do meu passaporte. E pelo correio eh ruim por isso.. meu passaporte ficou la por quase um mes! Sorte que como ja dei entrada na carteira de motorista eu consegui solicitar minha carteira de identidade daqui, se nao ia ser complicado sem ID. Ainda mais que dirijo aqui com carteira internacional. Entao, se voce tem outra ID aqui (e se nao tiver recomendo voce ir ate o RMV - Register of motor vehicle - mais perto da sua cidade e fazer. Custou para mim 25$ - nao sei no seu estado - e ficou pronta em menos de uma semana!) da pra fazer o processo tranquilo pelo correio. Lembrando que depois do processo iniciado pelo correio nao adianta chorar o leite derramado e ir la querer retirar pessoalmente. Eles nao entregam! (sei disso nao porque tentei, porque uma menina do grupo au pair tentou e nao conseguiu). Por isso pense bem antes de mandar seu passaporte!

As cidades que voce pode tirar o visto de visitante no Canada sao: Buffalo (NY), Detroit (Michigan), New York (NY), Los Angeles (CA), Seattle (WA) e Washington (DC). Eu escolhi New York City.

Como eu falei, a minha opcao foi fazer o visto pelo correio, entao segue as instrucoes para esse procedimento:

Entre no site do consulado clicando aqui. Em seguida voce clica no segundo topico que eh para o application. Faca o download e preencha as informacoes.

Como eu sou uma pessoa muito legal hahaha eu tirei print do application igual eu fiz com o DS160 e sei que ajudou muita gente. Esse application eh mais simples... apenas informacoes pessoais e as tradicionais perguntinhas que voce baixa a amy winehouse and say NO NO NO NO NO.. rsrsrs Soh perdoem a preguica de recortar tudo bonitinho o print ta?











Depois disso voce imprime. NAO ESQUECE DE ASSINAR O APPLICATION!


Em seguida voce tem que reunir os seguintes documentos:

Application assinadinho; 
- Passaporte;
- 2 fotos recentes tamanho 4x6 (ou nessa faixa, eles nao ligam para isso). Tem que ser recente. Eu usei a do DS 160 pro visto americano;
- Taxa de pagamento: para esse visto custa $75 mas nao pode ser em cash. Tem que ser em MONEY ORDER que voce pode comprar nos Stop & Shop, Wallmart da vida. Comprei no Stop & Shop (balcao de atendimento ao cliente) 75$ de money order e paguei 76$;
-  Documentos extras. Sao aqueles documentos que comprovam o que voce esta fazendo aqui, se estuda, bla bla bla.. quanto mais coisas voce mandar melhor. Eu mandei: carta de participacao no programa au pair (Meninas da CC: voces encontram isso na sua conta extranet, bem na pagina inicial, parte "documents"), comprovante do meu curso (usei aquele recibo que eles deram com carga horario e valores), copia do meu social security number, copia do meu DS2019 (o bom disso eh que la tem como comprovar quanto voce recebe) e um comprovante de endereco.

Juntei tooooooooooda essa papelada e coloquei num envelope. Atencao: se voce quer agilidade no processo voce precisa pagar o PRIORITY mail.. mas tem que pagar dois envelopes, o de ida e o de volta. Se voce nao mandar um envelope extra eles vao mandar pelo correio normal. No meu caso de Massachusetts para NYC saiu $37 os dois envelopes.

Coloquei tudo no envelope e mandei a budega para:


Canadian Consulate General

Immigration Section

1251 Avenue of the Americas,

New York, NY 10020 


No caso de optar por outra cidade, procure no site do consulado o endereco. Ou joga no google: "canadian visa applying by mail + nome da cidade".

Aqui vai as instrucoes de envio pelo correio: 

  • If you are sending us documents and after the application process is completed, we will mail them back to you, please purchase two prepaid, 9" x 12" USPS Express Mail or USPS Priority Mail with Delivery Confirmation envelopes.
  • Enclose one envelope in the other envelope. This second envelope we will use for when we need to mail you. Add the documents you wish to send to us.
  • Complete the mailing label on the return envelope showing your full mailing address in the "Deliver To" field and the address of the Canadian Consulate General in New York in the “Return Address” field (see address below).
  • Make a note of the tracking number for each envelope.
  • Enter a daytime telephone number on the mailing label above the recipient address.
  • USPS has recently changed its "flat rate" policy for "Express Mail" or "Priority Mail" envelope, be sure to specify that the envelope will be mailed from New York City.
  • If you chose to not provide us with such a return envelope, we will mail you via regular mail (US Postal Service First Class Mail). If you have already provided us with a return envelope do not send us a 2nd envelope if you mail us more documents later.


Se depois de enviar tudo tiver alguma duvida nao adianta ligar la, eles vao te mandar ou pro site ou mandar e-mail. Pra evitar a fadiga manda e-mail direto para re-cngny-immigration@international.gc.ca =)


A validade do meu visto eh de 5 meses... mas nao tem uma regra pra isso.. pode ser mais, pode ser menos =(


Depois disso eh soh aguardar sentadinha a resposta deles que rezamos que seja positiva!





e voce grite I GOT MY CANADIAN VISA tambem! e ganha mais uma pagina preenchida no seu passaporte... ADORO! 



Bom, por hoje eh isso gente bonita, hoje completa 5 meses que sai do aeroporto de Guarulhos para entrar nessa aventura. Estou orgulhosa de tudo que aprendi aqui, de tudo que vivi e principalmente das pessoas que conheci. Ja comecei a pensar sobre meu proximo passo.. se estendo o programa ou nao (preciso responder isso em julho), se troco de visto, se viajo para outro pais estudar outro idioma, se volto pra minha cidade e termino minha faculdade.. enfim. Mas eu sei que na hora certa, como sempre.. Deus vai mostrar aquele caminho que ele sabe que nao vai  ser facil... 

... mas promete que vai valer a pena! 

Xoxo,

Stephanie



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 Comentários :D:

Anônimo disse...

Humm ... que delícia!! Seus post me ajudou muiito ... Sempre fico com receio de errar e os super detalher facilitaram tudo!!

Thanks ;)

Cristina Cecon disse...

Thank you!!

Anônimo disse...

amei...segui todas as dicas agora dedos cruzados....kkkkk
indiquei o blog pra todas que conheco......muito bom :-)

Unknown disse...

Vc feo tour pro alguma agencia de viagem ou por contra propia...

Unknown disse...

Voce disse q seu passaporte demorou 1 mes p chegar... vc mandou como priority mail??? Estou fazendo o.meu mas tenho menos de 2 semanas :/...

Postar um comentário